A Importância da Responsabilidade Ecológica para empresas

A Importância da Responsabilidade Ecológica para empresas

18836642-Ecology-town-industry-sustainable-development-with-environmental-conservation-background-illustratio-Stock-VectorFonte: http://www.triplepundit.com/podium/the-importance-of-ecological-responsibility-for-businesses/

Nos últimos anos, a questão da responsabilidade social das empresas tem sido cada vez mais debatido, e há muitas razões pelas quais as empresas podem adoptar-lo. Também conhecida como a sustentabilidade, a RSE é uma série de estratégias tomadas por uma empresa para tornar-se mais ecológica e ética, medir e melhorar o seu impacto social e ambiental. Tornando-se um negócio ético é muito mais do que apenas “fazer algo de bom ‘, mas tem um impacto realmente positivo sobre os clientes, funcionários e publicidade.Aqui são apenas algumas das razões pelas quais você deve considerar empregar uma estratégia de RSE em seu prédio.

Confiança do consumidor

Seu cliente é absolutamente o ativo mais importante para o seu negócio. É clientes fiéis que geram a maior parte de sua renda, e clientes fiéis que recomendam o seu negócio para os seus amigos e familiares. Ao usar os recursos para criar peças honestos, votos, e humanas de aconselhamento para os seus clientes sobre as questões climáticas e de direitos humanos, que são susceptíveis de manter esses clientes. Este post no blog de ​​’provedor de UK Armazenamento Seguro loja’ é uma maneira simples através do qual a empresa é ensinar os consumidores sobre questões ecológicas, ajudando seus clientes a tomar consciência de seu impacto ambiental ao estabelecer safestore como uma empresa confiável e sustentável.

Marketing e Diferenciação

Além de manter a fidelidade do cliente, marketing da sua empresa para um público maior é de extrema importância. Ao desenvolver sua estratégia de RSE, olhar criticamente para outros negócios e pensar sobre o que é e não é bem sucedido em sua ética e sua comercialização – uma loja de roupas vai querer diferenciar-se de outras marcas por defender seu material eticamente origem e força de trabalho; enquanto uma empresa de papel vai querer ilustrar o seu compromisso de florestas sustentáveis. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Marketing publicado no ano passado relatou que, globalmente, 52% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos eticamente produzidos, enquanto que 67% das pessoas preferem trabalhar para empresas socialmente conscientes. Ao criar uma consciência pública de sua CSR, e diferenciar-se de seus concorrentes, você atrair novos clientes, bem como funcionários que se preocupam com as mesmas questões.

Poupança de Longo Prazo

Ao comprometer o seu negócio para uma agenda de responsabilidade ética, e espalhando este ethos, você pode se beneficiar das economias a longo prazo realizados. As coisas simples no local de trabalho, tais como minimizar o uso de combustíveis fósseis por desligar luzes e aparelhos eléctricos quando não em uso , incentivando os funcionários a usar o transporte público em vez de dirigir, e reciclagem de fazer mudanças drásticas no seu orçamento e pegada de carbono anual. Isso significa que você é capaz de reinvestir em seu negócio e continuar a melhorá-lo – uma vantagem para você e seus clientes.

……

O que é responsabilidade ambiental

Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/responsabilidade_ambiental.htm

Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:
– Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
– Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
– Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
– Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
– Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
– Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
– Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
– Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial:

– Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
– Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
– Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
– Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo.
– Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
– Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
– Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
– Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
– Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.

 

Você sabia?

 

.  Em 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental.

  • Em 5 de junho é Dia Mundial do Meio Ambiente

One comment on “A Importância da Responsabilidade Ecológica para empresas

Deixe uma resposta